Sabão em Barra

Técnica:

1 – Dissolver 600g de soda cáustica em 2 litros de água no mínimo 8 horas antes de fazer o sabão. Não usar recipiente de alumínio e tomar cuidado ao manusear, pois se trata de produtos cáustico que queima a pele.

2 – Derreter as gorduras, isto é, sebo e óleo de coco, juntamente com o breu. O breu deve ser    transformado em pó para poder ser melhor derretido (não deixar a temperatura queimar os ingredientes).

3 – Em outro recipiente colocar a soda, que foi dissolvida, em 2 litros de água, o silicato de sódio, a água da fórmula e o caulim, misturar muito bem.

4 – Estando à gordura derretida e a mais ou menos 50 graus (temperatura normal) despejar vagarosamente a soda e os outros materiais sobre a gordura e ir agitando até a massa começar a engrossar. 

5 – Quando a massa estiver grossa pode-se despejar o sabão na forma.

6 – Após colocar o sabão na forma esperar 6 horas aproximadamente e desformá-lo. Durante este tempo  o

 sabão estará reagindo, e sua temperatura chegará até 80oC.

 

Observações:

1 - Querendo usar corante, colocar juntamente com a Soda, o Silicato e o Caulim em quantidade a critério;

2 - A mistura de Soda com água é chamada de Lixívia;

3 - Querendo usar essência, colocar-se aproximadamente 50 gramas com a gordura após ser derretida e  esfriada (entre 40 e 50oC);

4 - Óleo de Coco de Babaçu, trata-se da melhor gordura para fabricação de sabão, de excelente saponificação, produzindo sabão da melhor qualidade e abundante em espuma;

5 - A qualidade do sabão depende da quantidade de Óleo de Babaçu usada na formulação;

6 - óleo de Soja, óleo de oiticica, óleo de gordura de fritura, óleo de abacate, etc, podem ser usados em substituição ao óleo de Babaçu.

 

IMPORTANTE:

 

Quando for derramar a Lixívia, o Silicato e o Caulim sobre a gordura, despejar vagarosamente, por um fio e agitar até engrossar. Para mexer o sabão use uma pá de madeira, tipo um remo. Não utilize cabo de vassoura, pois é redondo e não mexe bem a massa, principalmente o fundo.